Lançadas como parte da Política Nacional de Urgência e Emergência (2003), as Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) funcionam como unidades intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais e ajudam a desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso dos brasileiros aos serviços de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS).
No município de Itapetinga a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) foi inaugurada no ano passado durante o período eleitoral, está em funcionamento no Bairro Nova Itapetinga.
Um dos médicos plantonistas da Unidade entrou em contato com a redação do Blog do Diga Diga e informou que os seus vencimentos estão em atraso a cerca de três meses, ainda segundo o médico que não quis revelar a sua identidade a secretária de saúde do município não tem respeitado a atuação dos médicos, e anunciou que se o problema não for solucionado as atividades na Unidade poderão ser paralisadas nos próximos dias.
As UPAs funcionam sete dias por semana, 24 horas por dia. Sua estrutura conta com equipamentos médicos hospitalares e leitos de observação, além de solucionar em média 97% dos casos. Ao chegar a uma UPA, o paciente é assistido e pode ser tratado na própria unidade ou, conforme o caso, encaminhado a um hospital ou para a atenção básica.
BLOG DO DIGA DIGA
Nenhum comentário:
Postar um comentário