Os números assustam, de acordo com o setor administrativo do SAMU, a Central de Regulação Regional, que funciona no município de Teixeira de Freitas, recebeu 8.247 (oito mil duzentos e quarenta e sete) trotes entre janeiro a junho deste ano.
O número total em 2015 chega 8.424 (oito mil quatrocentos e vinte e quatro), se somados os 177 (cento e setenta e sete) trotes realizados somente nos primeiros 13 (treze) dias do mês de julho.
A Central de Regulação Regional em Teixeira é responsável pelo atendimento em outros 10 municípios e mais dois distritos do extremo sul, até junho o total de ligações recebidas eram de 102.403 (cento e dois mil quatrocentos e três) telefonemas, e, desse número, quase 10% eram trotes.
Segundo os atendentes, as ligações informando falsas ocorrências e com brincadeiras, ofensas verbais e até tentativas de paquera, são diárias, a maioria realizada por crianças entre o período da manhã e da tarde. O que talvez muitos deles não sabem, é que o servidor da central registra todos os números, grande parte celulares.
Crime
A brincadeira de péssimo gosto é crime, tanto em casos de órgãos públicos, de segurança ou até se direcionado para telefones particulares, a pena pode chegar até três anos de prisão mais multa.
O setor administrativo de urgência explica que, além de congestionar as linhas, impedindo ligações realmente emergenciais, existe também o gasto dos deslocamentos que, muitas vezes, envolvem viaturas da Polícia Militar.
Em Teixeira de Freitas, o vereador Yuri da Tajon, é autor do projeto 57/2015 que passou a tramitar na Câmara Municipal no final de junho. A proposição pede a aplicação de multa de R$ 1.000,00 (mil reais) para proprietários das linhas usadas nos trotes realizados com o SAMU. O PL deve está sendo analisado pelas comissões permanentes e deve ser votado nas próximas sessões.
sulbahianews
Nenhum comentário:
Postar um comentário