
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o armazenamento, a venda e o uso de um lote do medicamento Mounjaro, indicado para diabetes tipo 2, após identificar unidades falsificadas no mercado. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (20) no Diário Oficial da União.
A medida consta na Resolução-RE nº 642, de 18 de fevereiro de 2026, e inclui o lote D838838 do produto. Segundo a agência, as unidades apresentavam erros visuais em relação ao medicamento original.
Falsificação em remédio para diabetes
O Mounjaro é um medicamento à base de tirzepatida, indicado para o tratamento de diabetes tipo 2 e que também vem sendo prescrito para controle de peso. A própria Eli Lilly do Brasil Ltda. comunicou à agência, segundo a Anvisa, a identificação de unidades com características diferentes do padrão do fabricante.
De acordo com a resolução, havia “impressão do nome e outros detalhes de rotulagem com má qualidade (levemente borrado) e espaço entre mês e ano, na data de validade, maior do que a impressão padronizada pela fabricante”. A Anvisa classificou o caso como falsificação.
A proibição inclui armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação e uso do lote citado.
Outras medidas atingem Botox e medicamento contra câncer
A agência também determinou apreensão de lote do Botox (C7936C3), medicamento à base de toxina botulínica usado em procedimentos terapêuticos e estéticos, após comunicado da AbbVie Farmacêutica Ltda. sobre divergência nas datas de fabricação e validade.
Outro caso envolve o Enhertu (lote 416466), medicamento indicado para determinados tipos de câncer de mama. A Daiichi Sankyo Brasil Farmacêutica Ltda. informou à agência alteração no tamanho dos frascos e no material da tampa.
As resoluções também incluem recolhimento de lote de furosemida injetável da Hypofarma - Instituto de Hypodermia e Farmácia Ltda. após confirmação de partícula de vidro em ampola, além de proibição de comercialização de produtos manipulados e itens vendidos como “Ozempic natural” sem registro sanitário.
As medidas entraram em vigor com a publicação.
O que saber antes de usar Mounjaro para emagrecer
O Monjauro é um medicamento potente utilizado para tratar pacientes com diabetes tipo 2, mas muita gente tem utilizado para emagrecer.
Diante de tantas dúvidas que envolvem automedicação e o processo de emagrecimento, a reportagem do iG conversou com a Dra. Vivian Guardia, endocrinologista do Hcor para explicar como o medicamento age no organismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário