redacao@varelanoticias.com.br
Os olhos merecem cuidados não só no verão, mas em todas as estações do ano. Por isso, nada melhor para protegê-los que os óculos de sol. Cuidado com as lentes de baixa qualidade e óculos falsificados que podem piorar a agressão dos raios solares. Produtos falsificados não oferecem garantia de proteção contra os raios UVA e UVB. Apesar de serem bonitos e bem feitos, podem provocar diversas doenças, como a catarata.
Segundo a oftalmologista Alessandra Urbano, quando estamos no escuro, nossa pupila se dilata, ampliando o campo de entrada para os raios. “Por isso é necessário uma lente escura de boa qualidade para evitar que esses raios atravessem a pupila. Quem usa lentes sem proteção ultravioleta, deixa de se proteger dos raios solares que podem ocasionar doenças na retina, fotoceratite [inflamação na córnea causada pela luz] e a catarata [diminuição progressiva da visão)”, afirma a oftalmologista ao Varela Notícias.
E não são só os adultos que precisam se preocupar com a saúde dos olhos. A oftalmologista alerta para a necessidade de proteger as crianças. “Não existe contra-indicação para o uso de óculos de sol em criança. A indústria já desenvolve óculos para elas. Essa proteção também pode ser feita com a utilização dos bonés durante a exposição ao sol”, explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário