COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS
COUTINHO NETO - 73-99120-7942 WHATS.

COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
73-99998-6830 - WHATS

CARMEM COUTINHO

CARMEM COUTINHO
73-99120-7942

PEDRO AUGUSTO

PEDRO AUGUSTO
CORRETOR DE IMÓVEIS EM ILHÉUS

ACESSE NO SITE

ACESSE NO SITE
ACESSE NOSSO SITE DE OPÇÕES IMOBILIÁRIAS

PLANAF

PLANAF
PLANAF

domingo, 21 de agosto de 2016

Na água e no visual: "Isaquiasmania" inspira crianças e faz Ubaitaba sonhar


Os cabelos. As sobrancelhas. A remada que parece fazer a canoa flutuar. O carrão com que circula pela cidade. Isaquias Queiroz é o espelho e a inspiração para crianças e jovens que acordam antes do sol nascer para remar no Rio das Contas, em Ubaitaba, pequenino município no interior da Bahia. Aqui, Neymar não tem vez. O sonho é ser como o filho da Dona Dilma. Na "Cidade das Canoas", o remo nas mãos faz as vezes da bola nos pés e empurra uma geração que a 1.300km de distância do Rio de Janeiro assistiu pela televisão a consagração do conterrâneo na Olimpíada.
Meninos se inspiram em Isaquias Queiroz em Ubaitaba (Foto: Thierry Gozzer)Crianças e jovens de Ubaitaba sonham em ser o novo Isaquias (Foto: Thierry Gozzer)


A "Isaquiasmania" arrebata aos montes e lota a escolinha da Associação Cacaueira de Canoagem. Às margens do rio, crianças de oito anos carregam barcos três vezes maiores do que elas. As três medalhas olímpicas (duas pratas e um bronze), os títulos mundiais (júnior e adulto), tudo estimula a imaginação de pequenos que parecem perceber desde muito cedo que a canoagem talvez seja a única chance de um futuro melhor. Um futuro como o de Isaquias, que passou por cima de todas as dificuldades, inclusive as da própria escolinha, que carece de estrutura, e ganhou o mundo. 

É o que busca Jonathan dos Santos, de 11 anos e com história de vida semelhante a do maior medalhista do Brasil em apenas uma edição de Jogos Olímpicos. Com pai e mãe desempregados, o garoto de 1,30m acorda cedo e vai remar. Muita das vezes com fome. Coloca a canoa sobre os ombros, atravessa a rua de paralelepípedos e desce as escadas até o Rio das Contas. Entre um treino e outro, o baiano precisa ajudar em casa. Assim como o ídolo quando criança, ele ganha uns trocados fazendo "carrego" na feira. Morando em um barraco de tábua e de terra batida, Jonathan leva caixotes de temperos e verduras e tudo que consegue é deixado para os pais.
Meninos se inspiram em Isaquias Queiroz em Ubaitaba (Foto: Thierry Gozzer)Aos 11 anos, Jonathan é de família humilde e sonha em vencer através da canoagem (Foto: Thierry Gozzer)


- Quando eu vi o menino remando (o Isaquias), pedi minha mãe para remar. Fiz o teste, gostei, e estou me destacando. Ele foi minha motivação para remar. Ele é muito bom, é muito bom. Quero continuar, ter uma carreira, ser campeão como ele. Ser igual a ele. Minha mãe gostou de me ver remando, teve orgulho. A professora disse que se eu continuar, posso ser igual ao Isaquias, me deu mais vontade ainda de treinar - diz Jonathan, que está na terceira série e é o mais velho de seis irmãos, de um, três, cinco, oito e dez anos.
"CARRÃO" DE ISAQUIAS IMPRESSIONA
Isaquias é querido em Ubaitaba. Sempre que visita a cidade, faz questão de passar pela Associação Cacaueira de Canoagem. E quando passa por lá, deixa as crianças e jovens em êxtase. Chama atenção antes mesmo de colocar sua canoa no rio. Além do porte físico e da fama, até o carrão que circula pelas ruas impressiona os meninos. Mesmo crianças, eles percebem as ascensão social do conterrâneo e esperam ter futuro parecido.
Meninos se inspiram em Isaquias Queiroz em Ubaitaba (Foto: Thierry Gozzer)Canoas cortam o Rio das Contas o dia inteiro com as crianças treinando (Foto: Thierry Gozzer)


O pequeno João Victor, de 11 anos, é outro que se inspira em Isaquias. Até nas sobrancelhas. Sua mãe faz faxina e o pai não é presente me sua criação. O avô serralheiro e a avó ajudam em casa. Remando há um ano, ele fica impressionado com a remada do ídolo e também com o carro dele.

- Não tem nada para fazer na rua, ficar pivetando é ruim. Quero crescer na vida e ser campeão mundial.  Quero ser um campeão. Antes de remar eu ficava brincando na beira da rua, bagunçando, fazendo um bocado de coisa. Aqui é uma ocupação para mim. Eu sinto orgulho do Isaquias ser da cidade. Já vi ele uma vez, ele é forte, grande, tem um carrão. E quero um assim, quero ser igual ele - brincou João.
CABELO DE "SEM RIM" VIRA MODA
Aos 17 anos, Diego Fontes sabe que terá que "remar contra o tempo" para seguir os caminhos de Isaquias. Com apenas oito meses de canoagem, ele quer chegar à seleção brasileira. O caminho não é fácil e cheio de concorrentes. Ainda cursando a quinta série, ele tem a mãe doméstica e o pai eletricista. Forte, ele mora na mesma rua em que o medalhista olímpico cresceu e enquanto não consegue seus objetivos, ao menos no cabelo é igual ao herói.

- Quando ele foi campeão do mundo, mostrou que pode. O sonho de todos nós é ser campeão e medalhista olímpico como ele. Tenho vontade, tenho força. E sonho sempre. Eu tenho condições de trilhar o caminho dele. É só ter força de vontade e não parar. Dizem que me pareço com ele (risos). Eu comecei a cortar o cabelo do modo que ele corta. Ele me inspira até no corte de cabelo - explica Diego.
Meninos se inspiram em Isaquias Queiroz em Ubaitaba (Foto: Thierry Gozzer)Corte de cabelo de Diego também é inspirado em Isaquias (Foto: Thierry Gozzer)


Os feitos do menino de Ubaitaba não impressionam apenas os meninos mais pobres. Filho de uma vereadora da cidade, Lucas Raique Carneiro, de 12 anos, rema há dois e espera ter a chance de alçar os mesmos voos que Isaquias. 

- Comecei a remar depois que vi o Isaquias. A remada dele é perfeita. É bonita. No dia que vi ele aqui, entrei na canoagem logo, falei "Mainha, me coloca na canoagem logo". Quero ser igual a ele, não vou parar não. Ele remando me chamou muita atenção, parece que o barco flutua - diz o menino, que rema três vezes por semana e faz 20 tiros de mil metros por treino e depois vai para a escola no período vespertino.
PROFESSORA VÊ OUTROS ISAQUIAS NO FUTURO
Meninos se inspiram em Isaquias Queiroz em Ubaitaba (Foto: Thierry Gozzer)Meninos se inspiram em Isaquias Queiroz em Ubaitaba (Foto: Thierry Gozzer)
Quem comanda a escolinha e preside a Associação Cacaueira de Canoagem há seis anos é Camila Lima, de 30 anos. Ex-canoísta, ela identifica os talentos e dá as aulas nos períodos da manhã e da tarde. Com as medalhas de Isaquias na Olimpíada, ela acredita que a procura pelas aulas, que já é grande, vão no mínimo dobrar. Camila garante que Ubaitaba tem fôlego para revelar outros ídolos nacionais e medalhistas olímpicos.

- Não tenho dúvidas. Com essas medalhas, vai chover meninos. Agora, todo mundo quer ser um Isaquias. Se vierem 200 crianças, temos condições de atender. Passou disso, não temos mais condições. O Jonhatan, por exemplo, rema com a gente há nove meses, classificou para o campeonato brasileiro, que é em Curitiba, e acredito muito nele. Acredito que ele vai ser campeão brasileiro. Ele tem apenas 11 anos e se ele continuar no ritmo que está, vai ser um grande nome. Está muito bem. Tenho meninos que tem dois anos remando e não chegam no Jonathan hoje - conta Camila, falando sobre o pequeno da história semelhante a Isaquias e cheio de talento também.
Meninos se inspiram em Isaquias Queiroz em Ubaitaba (Foto: isaquias;queiroz;meninos;ubaitaba)Canoa tem o triplo do tamanho das crianças (Foto: Thierry Gozzer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SFREGA 20 ANOS

SFREGA 20 ANOS
SENHOR DO BONFIM BA