Pescadores realizaram uma manifestação na manhã deste sábado (7), na BA-001, interditando a ponte da Graciosa, principal ligação entre os municípios de Valença e Taperoá, no Baixo Sul da Bahia. O protesto foi motivado pelo atraso no pagamento do Seguro Defeso 2026.
Segundo os trabalhadores, mesmo estando devidamente cadastrados, muitos ainda não receberam o benefício. Há casos em que pescadores sequer tiveram acesso à primeira parcela, que deveria ter sido paga em novembro de 2025.
Durante o ato, os manifestantes montaram uma rede de pesca em uma das cabeceiras da ponte e bloquearam o tráfego nos dois sentidos da rodovia nas primeiras horas da manhã, cobrando respostas das autoridades responsáveis pelo pagamento.
O protesto acontece logo após o encerramento do segundo período do defeso na Bahia, finalizado nesta sexta-feira (6). O Seguro Defeso é um auxílio pago aos pescadores artesanais durante o período em que a pesca é proibida, garantindo renda e sustento às famílias que dependem da atividade.
Saiba mais, saiba tudo. Siga o Portal Bahia

Nenhum comentário:
Postar um comentário