A Caixa Econômica Federal não financiará novamente a casa própria para os clientes que já obtiveram crédito no banco estatal para mesma finalidade e ainda estão pagando as prestações (com contrato ativo), utilizando o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). A medida começa a valer no dia 17 de agosto, para a aquisição de imóveis novos ou usados.
Pelas novas regras, os clientes que já forem detentores de um financiamento imobiliário ainda vigente desta linha de crédito não poderão tomar um novo empréstimo no banco, ainda que tenham renda para tal. Segundo a Caixa, a medida não afeta quem já financiou um imóvel e quitou a dívida, e agora quer fazer um novo financiamento. Para esses clientes, nada muda. A alteração também não vai afetar quem já tem dois financiamentos de imóveis ativos.
Contratos já feitos serão mantidos. A mudança acontecerá apenas para futuras transações. A partir do dia 17, se o cliente ainda estiver pagando o primeiro empréstimo, o segundo será negado.
"Essas operações representam apenas 2,4% da quantidade de financiamentos concedidos pelo banco", justificou a Caixa, em nota.
Com a crise econômica, os brasileiros aumentaram o saque na poupança. Em junho, a caderneta registrou um volume de retiradas de R$ 6,26 bilhões, a maior saída de recursos para o mês desde o início da série histórica, em 1995.
Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/economia/caixa-nao-vai-mais-financiar-segundo-imovel-para-quem-ja-tem-credito-imobiliario-ativo-pelo-banco-17096357.html#ixzz3hyqvDMAV
Nenhum comentário:
Postar um comentário