COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS
COUTINHO NETO - 73-99120-7942 WHATS.

COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
73-99998-6830 - WHATS

CARMEM COUTINHO

CARMEM COUTINHO
73-99120-7942

PEDRO AUGUSTO

PEDRO AUGUSTO
CORRETOR DE IMÓVEIS EM ILHÉUS

ACESSE NO SITE

ACESSE NO SITE
ACESSE NOSSO SITE DE OPÇÕES IMOBILIÁRIAS

PLANAF

PLANAF
PLANAF

sexta-feira, 12 de abril de 2013

IMPERDÍVEL - Um passeio pelo comercio de Ilhéus.


Eduardo – Siri
Hoje, 11 de abril, às 7:45hs sair da minha da minha casa à rua Conselheiro Dantas, centro, com destino ao trabalho, que fica na av.Almirante Linhares, Galeria de Ilhéus Hotel.  No meu passei pela Praça JJ SEABRA, onde fica o Palácio Paranaguá. Em vez de seguir pela Prado Valadares, onde esta estabelecido Franzino Foto resolvi passar primeiro pela Rua Almirante Barroso para ver o nosso amigo Ademar do Bolo. Encontrei a turma dos conferentes, em frente à Casa da Manteiga, esperando a famosa umbuzada preparada por D.Nilza feita de polpa de umbu e creme leite, uma verdadeira refeição para aqueles que teriam que enfrentar o trabalho em nosso Porto. Outros preferiam o pão quentinho da Padaria Minerva do Aroaldo Mendonça.

 Cumprimentei a todos e entre eles estavam Quincas, Gobira, Raul Clement, Zito Macarrão. Segui em frente encontrando-me com o Zé Perelo, o mais novo funcionário da Padaria Luso Brasileira, alias Padaria e Armazéns de Secos e Molhados. Muitas famílias faziam suas compras da semana neste estabelecimento, pois não tínhamos ainda muitos supermercados. A Padaria Lusa foi o primeiro emprego de Zé Perelo, o terror das gatas da Cidade Nova. 

E por falar em Supermercado, após duas casas chego ao estabelecimento dos Hage, que veio a ser o primeiro Supermercado de Ilhéus, à frente o amigo Magib Hage, onde atento fiscalizava os clientes que entravam para pegar a mercadoria diretamente nos gandulas indo direto ao caixa para pagar. Estranho isto não é! Mas Supermercado é assim. Logo após sugiram outros, como o Supermercado de Paulo Pinto na Avenida Dois de Julho, o Supermercado de Sobral, embaixo do Hotel Central do nosso amigo Castor, nada menos que cunhado do meu amigo Grimaldo da Casa dos Retalhos. Continuando o meu percurso passei em frente do Brilhante para cumprimentar o Ailton e resolvi subir a D. Pedro II.

 Em sua esquina as duas lojas charmosas de Ilhéus, uma dirigida pelo amigo Omar Rabat e outra pelo amigo Antonio Luz que de vez enquanto me presenteava com umas mangas rosa, tirada do terreno de Liberio Menezes, la no alto Outeiro São Sebastião. Uma loja vendia roupas para homens escolhido a dedo por Berá e a outra Moveis de Primeira Linha (Casas Arnaldo) vinda diretamente de sua filial que ficava no Rio de Janeiro. Na Rua D. Pedro II encontro seu Elias Ocke da Loja Gaucha, mas antes cumprimentei o João da Paulista. Mas a frente à Loja de D. Anizinha, que estava a posto, a espera do amigo Cid para fazer seu deposito do dia anterior no Bancrelar, de onde o mesmo era gerente.

 Naquele momento me deparo com João, que apressado corria para Loja dos Mendonça Irmãos para não perder o seu horário de trabalho. Na esquina da Loja Geni, o Bel Zaidan, resmungando clamava por Djalma, seu único funcionário, para chegasse no horário para levantar as suas portas. Daí passei pela Nacional e como sempre no horário o Araujo de prontidão para atender os alunos do Colégio Afonso de Carvalho, que procuravam lápis e canetas para comprar. Vou eu seguindo, parando antes na Padaria São Jose do Sr.Acidalio Mendonça, padaria esta que Jofre comprava todo dia 100gramas de manteiga, em mãos de Waldemar. Encontrei também nesta padaria o amigo Jair, sub-tabeliao no Cartorio de Sá Barreto, que tomava seu cafezinho servido pelo amigo Asterio.

Como não precisava comprar panos, passei direto pela Pernambucana e na outra esquina já sentia o cheiro de comida gostosa do Samburá do nosso amigo Jorge, que já pensava em se mudar para as bandas do Malhado. Para finalizar meu percurso pela D. Pedro II fui ate o Barril de Maynart encomendar para noite os famosos robaletes fritos, tinha que chegar antes de Antonio Olimpio, pois ele era um dos fregueses assíduo do Maynart. Como estava fechado, resolvi voltar para empresa, pois já passava 10 minutos das 08h00min.


No retorno já na esquina da Paranaguá com a D. Pedro II encontrei com o meu irmão Zé Fininho, que apressado nem me cumprimentou por que estava atrasado para o seu expediente no Banco de Ilhéus, do Sr. Ananias Dorea. Era colega dele Tavares, Ranni, Arnon, Colo, Humberto, Toinho Dorea e muitos outros. Por fim chego ao largo do Prédio da Pensão Vasco, na sua esquina a direita Sapa Veiga, na esquerda o Walmir Duarte funcionário padrão da Casa Brasil. Vizinho a Farmácia de Nildo da Academia Vigor eis a Lanchonete dos Lagos, à frente o nosso amigo Zé Lago parceiro inseparável do Zé Leite. Por fim chego ao majestoso prédio do Ilhéus Hotel, o com seu moderníssimo elevador. Tínhamos a honrar de ter um prédio único no interior do Estado servido por um elevador, alem da Lavanderia do nosso amigo Nobre companheiro da Professora Cidelia do Afonso. Como não bebo apenas cumprimentei Darival Gila, que servia uma legitima destilada de Itaranti, na própria Galeria do Hotel.

Mas meus amigos, isto tudo me veio memória hoje pela manha. Mas o que me levou a pensar no passado foi uma placa, fixada na fachada da Livraria A Nacional, que dizia: ALUGA-SE.

Esta Livraria com certeza cumpriu com o seu papel na educação de muitos jovens da nossa cidade. Desde a época do seu primeiro dono, Sr. Carlos, depois o Sr. Guy e por ultimo o meu compadre e amigo Ney Melo que resolveu encerrar as atividades da nossa querida Livraria a Nacional. Agora eu me pergunto onde vou comprar minhas revistas A Realidade, Pato Donald, e O Fantasma? Não tem problema, pois todos nos estamos antenado na Internet e temos em nossas mãos a Biblioteca Virtual GOOGLE onde você encontra de tudo.
 R2CPRESS DO AMIGO RABAT

Vai deixar saudades…
Eduardo – Sir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SFREGA 20 ANOS

SFREGA 20 ANOS
SENHOR DO BONFIM BA