O fenômeno que assustou a cidade de 7,7 mil habitantes de São Miguel das Missões, no noroeste do Estado, na noite de domingo, foi um tornado. A confirmação é da meteorologista Patrícia Vieira, da Somar Meteorologia, que analisou fotos e vídeos gravados por moradores. — É comum em estações de transição, como o outono — afirmou a especialista.
Forte tempestade, o tornado tem como principal característica uma nuvem em forma de funil (o que é possível ver nas imagens) em direção ao solo. Não há informações oficiais da velocidade a que chegaram as rajadas de vento quedestelharam cerca de 70 casas, um CTG, um hospital e um museu arqueológico de São Miguel das Missões, mas, segundo Patrícia, os ventos giratórios do tornado podem alcançar de 110km/h a 500km/h.
O agrônomo Claudio Lemainski divulgou imagens no Twitter:
Mesmo com pequeno diâmetro (centenas de metros até dois quilômetros) e curta duração (de minutos a meia hora), é considerado o fenômeno atmosférico mais devastador.
— O tornado é um dos fenômenos naturais mais bonitos e ao mesmo tempo mais destrutivos da natureza. Sempre que ouvimos falar que um tornado foi visto em algum lugar do mundo, quase sempre se fala em casas destruídas, árvores arrancadas e até mesmo mortes — afirma a meteorologista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário