Finalzinho da tarde de quarta-feira, 20 de abril/2016: Acaba de ser presa pela Polícia Civil de Vitória da Conquista, num esforço conjunto dos delegados Dr. Marcus Vinícius (Titular da DH – Delegacia de Homicídios da 10ª COORPIN de Conquista) e Dr. Roberto Júnior (Titular da DT de Itapetinga), a jovem Hérica Brito Santos, 22 anos, itapetinguense, acusada de envolvimento na morte do escultor, Júlio de Souza Barbosa, o São Félix.
O Ministério Público da Bahia, por meio do Promotor de Justiça Dr. José Junseira de Almeida, que atuou na Comarca de Itapetinga por mais de cinco anos, apelou da decisão condenatória no processo em que foi ré, Hérica Brito Santos, acusada de envolvimento na agressão e morte do escultor, Júlio de Souza Barbosa, o São Félix, em dezembro de 2010.
A princípio, Hérica tinha sido condenada a 05 anos e 04 meses de prisão em regime semiaberto, pelo Juízo de 1° Grau, ou seja, Vara Crime local. Entretanto, devido a decisão favorável dando provimento do apelo ministerial, o Tribunal de Justiça da Bahia (1ª Turma da 1ª Câmara Criminal) condenou Hérica a 20 anos de reclusão, em regime inicial fechado e pagamento de dias-multa.
Os juízes entenderam que a jovem se envolveu diretamente no roubo qualificado (latrocínio), com concurso de pessoas, tendo o agravante de São Félix ser maior de 60 anos. Os advogados de Hérica Brito Santos já recorreram da decisão ao Superior Tribunal de Justiça.
O CRIME…
Na noite de 28 de dezembro de 2010, uma terça-feira, o artista e escultor Julio de Souza Barbosa, o conhecido “São Félix”, foi covardemente agredido a golpes de pau e facão, quando se encontrava em sua casa, no interior do Ginásio Agro Industrial. Em razão da agressão, São Félix acabou transferido na mesma noite para um hospital de Itabuna, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no dia 16 de janeiro de 2011, depois de ficar internado, em coma.
O crime mexeu com a população, dada a importância de que São Félix tinha para Itapetinga. No mesmo dia da morte a Polícia Civil prendeu a jovem Hérica Brito Santos e apreendeu um adolescente de 17 anos.
Hérica teria induzido o menor a ir na casa de São Félix para subtrair uma quantia em dinheiro que ele tinha na casa. O menor, que não teria encontrado o dinheiro, agrediu fatalmente a vítima.
Agressão ao escultor e conclusão do caso por parte da polícia.
Por: Sizinio Neto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário