As fraudes de ocasião causam sempre grandes prejuízos às vítimas e às empresas, os fraudadores aproveitam esses eventos para criar um golpe. O que vem ocorrendo com a proximidade das eleições é que estão chegando contatos se passando pela Justiça Eleitoral informando que são necessárias atualizações nos dados do eleitor.
São falsas as mensagens que os fraudadores estão enviando de que o título foi cancelado, essas contêm um link malicioso que se clicar os dados serão roubados. Com isso, os golpistas buscam informações como CPF, dados das contas bancárias e todos os documentos que estiverem no celular ou computador.
Infelizmente, com a evolução das estratégias e das tecnologias dos golpistas, não adianta mais ter computador ou celular com antivírus, biometria e outras ferramentas de segurança. O mais importante é a prevenção.
Não se pode deixar que a sua pressa em resolver algo ou a curiosidade tirem o sentido de prevenção das pessoas quando estão no mundo digital. Qualquer ação de clique deve ser muito bem analisada em qualquer situação. Seja comprando, usando bancos ou fazendo uso de sites que envolvem dados pessoais.
Ponto importante, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), assim como os bancos, não enviam mensagens para ajuste ou coletar dados, nem e-mail ou link para resolver problemas com o título eleitor. Se tiver alguma, entre no site oficial para resolver a situação, lá se terá todas as funcionalidades para resolver os problemas com o título, zona eleitoral, etc.
Roubos de identidades digitais
Apesar do maciço investimento em segurança digital por empresas, como as de e-commerce, e do trabalho da mídia na conscientização dos consumidores e de sistemas cada vez mais sofisticados, os golpes continuam aumentando, tendo como foco os usuários das redes, principalmente pessoas que encontram maior dificuldade nesses ambientes, como é o caso de muitos idosos.
Assim, toda preocupação é necessária em relação a esses delitos, pois os prejuízos podem ser inestimáveis. Com as informações roubadas, os ladrões de identidade financeira podem fazer uma série de ações.
Por exemplo, fazer login em sua conta bancária e transferir dinheiro para outra conta, adicionar o nome dele a uma conta bancária em uma “tomada de controle”, arquivar documentos fiscais fraudulentos, receber a restituição da declaração de imposto de renda de outras pessoas, obter empréstimos, fazer compras com cartão de crédito, realizar compras online, cadastrar como sellers em marketplaces, usar o plano de convênio de saúde da vítima, vender produtos que não existem, dentre outras ações.
De acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, durante o mês de fevereiro 2022 a cada 7 segundos algum brasileiro foi vítima de uma tentativa de fraude. No total 326.290 brasileiros foram alvo de golpistas nesse período.
Veja algumas formas usadas pelos golpistas para roubarem os dados:
Spear phishing — são e-mails ou mensagens personalizados, que utilizam informações encontradas na internet, como cargo, empresa que a pessoa trabalha e entre outros. Isso passa confiança no e-mail enviado pelo hacker e eventualmente disponibilizar suas informações.
Clone phishing — é a clonagem de e-mails reais de instituições, ou órgãos governamentais do país, alterando os links e anexos contidos no conteúdo do e-mail para que quando a pessoa acesse, seus sistemas sejam hackeados.
Phone phishing –– utiliza de ligações, se passando por representantes e colaboradores de empresas conhecidas, informando a necessidade de alguma ação ou problema, insistindo para que a pessoa confirme seus dados e forneça informações confidenciais.
Pharming – sites falsos, praticamente iguais aos legítimos que direcionam os usuários para plataforma falsa ou clicar em um link, softwares maliciosos, como malwares, são instalados nos computadores dos visitantes. Durante o login essas pessoas têm seus dados pessoais, como login e senhas roubados permitindo com que os fraudadores realizem o roubo de identidade.
Por mais que pareça impossível fugir desse problema moderno existe o caminho da prevenção prévia. Veja algumas ações que devem ser tomadas:
Desconfie, seja de ligações, de e-mails ou mensagens, sempre busque checar as informações, se os links estão corretos, se o endereço de e-mail tem a extensão correta. Muito cuidado com as ligações.
Crie senhas exclusivas e troque-as constantemente, além de monitorar seus registros.
Use todas as ferramentas de proteção que aplicativos, redes sociais e demais ferramentas fornecem, como autenticação de dois fatores.
Bloqueie seu telefone com senha, impressão digital ou ative o reconhecimento facial.
Hoje já existem aplicativos que identificam ligações que podem ser perigosas. Mas, busque aplicativos de confiança.
Reduza o compartilhamento em redes sociais de informações, quanto menos dados compartilhar no ambiente online, menor os riscos.
Cuidado também na exposição de sua vida em redes sociais, para que os ladrões de identidade não saibam informações pessoais.
Crie limites de transações financeiras e mantenha seu crédito bloqueado até precisar dele e desbloqueie seu crédito quando precisar de um empréstimo e bloqueie-o assim que terminar.
Afonso Morais – CEO da Morais Advogados Associados e especialista em recuperação de crédito, direito digital e fraudes.
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