COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS
COUTINHO NETO - 73-99120-7942 WHATS.

COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
73-99998-6830 - WHATS

CARMEM COUTINHO

CARMEM COUTINHO
73-99120-7942

PEDRO AUGUSTO

PEDRO AUGUSTO
CORRETOR DE IMÓVEIS EM ILHÉUS

ACESSE NO SITE

ACESSE NO SITE
ACESSE NOSSO SITE DE OPÇÕES IMOBILIÁRIAS

PLANAF

PLANAF
PLANAF

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

CRIMES E CONTRAVENÇÕES SOBRE CONDOMÍNIOS E INCORPORAÇÕES. SAIBA TUDO AQUI.

 

Artigo da Dra. Marina Dahlke, especialista em Direito Imobiliário, Condominial, Agronegócio, Registral e Notarial. E-mail: contato@marinadahlke.com.br

Muitas pessoas questionam, se há penalidades para quem comete crime e/ou contravenções quando se trata de condomínios e incorporações e a resposta é sim!

O artigo 65 da Lei 4.591/1964, diz que promover incorporação, fazendo, em proposta, contratos, prospectos ou comunicação ao público ou aos interessados, afirmação falsa sobre a construção do condomínio, alienação das frações ideais do terreno ou sobre a construção das edificações é crime contra a economia popular.

O referido artigo pune ainda, o incorporador, o corretor e o construtor, individuais, bem como os diretores ou gerentes de empresa coletiva incorporadora, corretora ou construtora que, em proposta, contrato, publicidade, prospecto, relatório, parecer, balanço ou comunicação ao público ou aos condôminos, candidatos ou subscritores de unidades, fizerem afirmação falsa sobre a constituição do condomínio, alienação das frações ideais ou sobre a construção das edificações ou que usarem, ainda que a título de empréstimo, em proveito próprio ou de terceiros, bens ou haveres destinados a incorporação contratada por administração, sem prévia autorização dos interessados.

Já o artigo 66, define os atos que configuram as contravenções à economia popular puníveis.

✅negociar o incorporador frações ideais de terreno, sem previamente satisfazer às exigências legais;

✅omitir o incorporador, em qualquer documento de ajuste, as exigências previstas em lei;

✅deixar o incorporador, sem justa causa, de promover a celebração do contrato relativo à fração ideal de terreno, do contrato de construção ou da Convenção do condomínio;

✅paralisar o incorporador a obra, por mais de 30 dias, ou retardar-lhe excessivamente o andamento sem justa causa.

Também  é  crime,  invadir  alguém,  ou  ocupar,  com  o  fim  de  esbulho possessório, terreno ou unidade residencial, construída ou em construção, objeto de financiamento do Sistema Financeiro da Habitação.

Entretanto, é de extrema importância uma análise de risco em qualquer tipo transação imobiliária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SFREGA 20 ANOS

SFREGA 20 ANOS
SENHOR DO BONFIM BA