Uma baleia da espécie jubarte foi encontrada morta na Praia do Espelho, entre Caraíva e Trancoso, no Litoral Sul de Porto Seguro, na manhã desta terça-feira (06).
O animal, que já estava em avançado processo de decomposição, atraiu a atenção das poucas pessoas que estavam no local, devido ao mau tempo, mas repercutiu em grupos de WhatsApp de moradores e turistas.
Pelas imagens, a veterinária Adriana Colosio, coordenadora do Programa de Resgate do Instituto Baleia Jubarte (IBJ), acredita que se trata de uma baleia adulta e fêmea.
Uma equipe do instituto está se deslocando do município de Caravelas para fazer a necropsia que pode determinar a causa da morte do mamífero.
Segundo Adriana, este ano 32 baleias já apareceram mortas no litoral da Bahia.
PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTES – Entre os meses de julho a novembro, as baleias jubarte migram das águas geladas da Antártica para as águas quentes da costa brasileira para reprodução.
Segundo os especialistas, durante a migração alguns animais morrem por enfermidades, colisões com embarcações e encalhes acidentais em redes de pesca.
Lugar favorito desses animais, o arquipélago de Abrolhos, no Extremo Sul da Bahia, é considerado um dos maiores berçários de baleias jubarte do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário