Meu amigo Rabat,

Estamos ficando com mais idade ou maior idade?

Às vésperas do dia 7 de Setembro quando se comemora a Independência do Brasil, bateu uma saudade danada dos nossos desfiles de antigamente.

Dos nossos bravos colégios IME, Ceamev, Estadual, Piedade, Afonso de Carvalho, Eduardo Siqueira, que faziam deste glorioso dia o grande momento de levar para a avenida o verdadeiro grito da independência, mostrando o amor pela pátria e também disputando entre si quem tinha a melhor banda, e a disputa era acirrada.

Lembro-me perfeitamente da minha escola Eduardo Siqueira, da nossa eterna mestra EDELVIRA PITA, que neste dia vestia todos os seus alunos com as indumentárias de época e relembrava os vultos da história do Brasil e desfilava sob aplausos na Avenida Soares Lopes.

Lembro-me perfeitamente dos nossos maestros Renildo, Manoel, Clério e Agildo, que criaram diversos acordes para as bandas marciais do Ceamev, IME, Estadual e Afonso de Carvalho, e eram aplaudidos quando passavam pela avenida conduzindo suas bandas.


Essas bandas tinham torcidas organizadas e faziam também apresentações em outras cidades da região, quando convidadas pelos prefeitos para abrilhantarem o Dia da Pátria, eram novidade onde passavam, principalmente pela execução dos vários toques criados por seus maestros.

A Soares Lopes vibrava quando despontava o primeiro colégio a desfilar, a gritaria era enorme e aí surgia a banda levando o público ao delírio, era o ápice da festa.

E agora meu amigo o que vamos ver na avenida neste sábado? As corporações militares, os clubes de serviço e apenas o Colégio Militar, e aí bate aquela saudade.

Difícil desmembrar o que aconteceu para que os colégios perdessem o gosto pelos desfiles, e não devemos aqui emitir críticas sobre A ou B, o certo é que o desfile de 7 de Setembro aqui na nossa sofrida cidade perdeu o encantamento sem a presença dos nossos grandes colégios.

É meu amigo Rabat! As coisas mudaram e apenas nos resta ver as fotos dos arquivos de nossos historiadores Zé Nazal e Zé Rezende, o que já é uma grande coisa, pois quem não tem cão, caça com gato, e a nossa história está se esvaindo pelo ralo.

ZÉCARLOS JUNIOR