O governador Jaques Wagner participou na manhã desta sexta-feira (20), de uma entrevista na Rádio Difusora Sul da Bahia, transmitida em cadeia pelas rádios Santa Cruz AM (Ilhéus), Caraípe FM (Teixeira de Freitas), Ativa FM (Eunápolis), Pataxós FM (Itabela) e 88FM (Porto Seguro). O assunto principal da entrevista foi a implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFesba), em Itabuna. A solenidade de instalação será na tarde de hoje, no bairro Ferradas, onde funcionará a reitoria da nova universidade.
No estúdio da Rádio Difusora, a jornalista Cátia Gomes, diretora de jornalismo e programação da emissora, e os radialistas Thiago Ramos, da Caraípe FM, e Coutinho Neto, da Rádio Santa Cruz, entrevistaram o governador Jaques Wagner, via telefone.
Entre os pontos destacados na entrevista pelo governador, que a Ufesba receberá um investimento total de R$ 200 milhões, irá gerar cerca de 1200 empregos diretos e o pagamento de R$ 90 milhões em salários. “A expectativa é de que até 2020, final das obras da Ufesba, cerca de 18 mil estudantes sejam atendidos”, destacou Wagner, frisando que a Ufesba irá movimentar a economia de várias cidades do Sul da Bahia.
E completou: “Quando assumi o Governo, a Bahia estava mal servida de universidades federais. Saímos de apenas uma universidade, a Ufba, e saltamos para cinco: as universidades federais do Recôncavo, Vale do São Francisco, da Bahia, e agora do Sul da Bahia e do Oeste. Esta é uma consquista histórica”.
A Ufesba vai funcionar com campi distribuídos em três municípios do Sul e Extremo Sul da Bahia: campus Jorge Amado, em Itabuna; campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro; campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas.
Na oportunidade, o governador lembrou da importante contribuição dada pelo professor Naomar Almeida para elaboração do projeto da Ufesba. “Teremos uma das melhores univeridades do Brasil que fortalecerá mais uma vez o Ensino Superior na região, assim como aconteceu na época da implantação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Esta será uma nova fase que dará um grande impulso no setor pedagógico da nossa região, aliada a outros grandes investimentos como o Porto Sul, o novo Aeroporto, a ferrovia e a duplicação da BR-415″.
Para finalizar, o governador reconheceu o empenho do deputado federal Geraldo Simões (PT), para a instalação da reitoria em Itabuna. “A briga foi geral, mas quando o assunto era a instalação da reitoria, Geraldo Simões foi um dos que mais lutou na defesa do nome de Itabuna, por ser uma cidade de maior porte da região. Mas também não posso tirar o mérito de todos os deputados, prefeitos e vereadores que também deram sua constribuição para a vinda da universidade”.
PORTAL SUL DA BAHIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário