COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS
COUTINHO NETO - 73-99120-7942 WHATS.

COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
73-99998-6830 - WHATS

CARMEM COUTINHO

CARMEM COUTINHO
73-99120-7942

PEDRO AUGUSTO

PEDRO AUGUSTO
CORRETOR DE IMÓVEIS EM ILHÉUS

ACESSE NO SITE

ACESSE NO SITE
ACESSE NOSSO SITE DE OPÇÕES IMOBILIÁRIAS

RESERVE JÁ

RESERVE JÁ
CONTATO 73-99998-6830

PLANAF

PLANAF
PLANAF

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Índice de infartos aumenta na Copa do Mundo; saiba reconhecer

Incidência de infartos aumenta em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo.Começa a Copa do Mundo e a adrenalina a partir de agora só tende a crescer. Além de todas as tensões já provocadas pelos preparativos da competição, que vão desde os investimentos exorbitantes até a escalação do Felipão, os jogos prometem tirar o fôlego dos torcedores. E é preciso ter atenção ao efeitos da emoção e cuidar da saúde para torcer pela seleção.

Um estudo feito por pesquisadores da USP analisou dados do SUS entre os anos de 98 e 2010 e percebeu um aumento de incidências de infartos em dias de jogos do Brasil nos quatro mundias acontecidos durante este período. O trabalho intitulado “Copa do Mundo de Futebol como Desencadeador de Eventos Cardiovasculares” aponta um crescimento de 16% de casos de internação por problemas cardiovasculares em partidas com participação da seleção brasileira.

— É claro que o jogo bom ou ruim não causa infarto em ninguém. Assim como uma atividade física ou uma briga, o jogo é apenas um fator de estresse que serve como gatilho para o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca. Estes efeitos em pessoas saudáveis tem efeitos mínimos, mas em pessoas com fatores de risco e sem cuidado pode provocar o infarto — explica Felipe Pittlla, cardiologista do Instituto Nacional de Cardiologia.

O problema começa com o acúmulo de colesterol nas artérias coronarianas. O estresse e a aceleração dos batimentos cardíacos podem provocar o desprendimento dessas placas, que coagulam e obstruem o vaso e dificultam a entrada do sangue no coração. Essa pane na circulação sanguínea sobrecarrega os músculos do coração e provoca a dor.

Sinais de infarto
É muito importante saber reconhecer a dor do infarto e buscar ajuda médica com urgência.

— O tempo de atendimento do infartado é essencial para salvar essa musculatura. A maior parte das mortes acontece nas primeiras horas e fora do ambiente hospitalar. Isso significa que as pessoas não sabem identificar os sintomas e não entendem a gravidade do que está acontecendo — alerta o especialista.

Segundo Dr. Pitella, a maior parte dos infartos tem os mesmo sinais típicos: dor persistente no peito e atrás do osso externo que se apresentam como queimação e/ou aperto. Podendo durar entre 20 e 30 minutos, em alguns casos a dor chega a irrediar para braços, pescoço, mandíbula e costas. É possível que o sintoma seja associado a enjôo, náuseas, vômito, palidez e mãos e pés frios.

Em algumas pessoas o infarto pode não ter as mesmas evidências. Alguns idosos, diabéticos e mulheres apresentam apenas um cansaço despreporcional ao esforço feito no dia, mal estar indefinido, sempre ficando muito ofegante e com falta de ar. Independente do caso, é preciso encaminhar o paciente imediatamente para uma emergência.

Faça os exames regularmente para evitar problemas cardíacos em situações de tensão.
Faça os exames regularmente para evitar problemas cardíacos em situações de tensão. Foto: William de Moura
Evite complicações
Sempre é tempo de ter uma vida mais saudável. Saiba o que fazer nos próximos dias para melhorar o contexto de excitação e ansiedade e evitar surpresas nos dias de jogos.
1) Verifique se sua pressão está estável e controlada pela medicação — ainda dá tempo de ajustar.
2) Tenha atenção à qualidade do seu sono — dormir melhor ajuda a diminuir o estresse e relaxar o corpo e é fundamental para uma vida mais saudável.
3) Não exagere na bebida — seus efeitos vão além da sensação de estar bêbado, ela ajuda a elevar a pressão arterial e altera a dinâmica do organismo.
5) Evite tomar muito café — a cafeína acelera os batimentos cardíacos e aumenta a pressão.
6) Aproveite o jogo como situação de confraternização, e não de estresse — não há nada que se possa fazer para que a seleção jogue melhor.
7) Aceite a derrota — o futebol é imprevisível e é essa a diversão, certo?
8) Pessoas que se encaixem nos fatores de risco e não cuidem da saúde devem evitar assistir aos jogos e outras situações de estresse até que normalizem suas taxas.
9) Procure seu médico e mantenha seus exames em dia.
Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/indice-de-infartos-aumenta-na-copa-do-mundo-saiba-reconhecer-12795597.html#ixzz34Ouv8EUj

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SFREGA 20 ANOS

SFREGA 20 ANOS
SENHOR DO BONFIM BA